Ubuntu, Unix

Pequena dica útil: utilitário SCREEN

Tenho um servidor aí no Brasil me dando problemas (ele é bem velhinho, coitado, do tempo que ainda não existia o Ubuntu!). Tenho dado alguma atenção ao mesmo, mas a conexão de internet não tem sido minha amiga, e cai com frequência.

Uma ferramentinha muito útil do unix para ajudar a manter minha sanidade mental é o utilitário screen. O que ele faz? Bem, ele é um Gerenciador de Janelas em modo texto!

Digamos que eu queira entrar nesse meu servidor, e ter em uma janela de terminal minha o meu editor de texto com o arquivo de configuração que eu esteja trabalhando, em outra janela estou olhando os logs do sistema, e outra está para eu ficar mandando reiniciar o servidor. Tudo bem, abro três gnome-terminal, faço três sessões ssh para essa máquina e tudo está lindo.

Até que a conexão cai.

Aí, o seu editor de texto foi fechado, as três conexões foram para o espaço e aquela linha exata do log que você estava olhando já era.

Antes de perder a sanidade, o utilitário screen está aí para nos ajudar! Vou descrever um pouco como funciona.

Você faz a sua sessão ssh normal para a máquina a acessar. Uma só, não precisa de mais que isso. Uma vez na máquina, digite o comando screen. A tela irá limpar, e você terá um shell normalzinho. Você continua trabalhando, numa boa. E aí a @#$^ conexão cai de novo.

Trabalho perdido? Editor fechado? Nada disso! Entre na máquina de novo, e digite o comando
screen -r

E voilà! De volta ao trabalho.

Mas tem mais! Eu disse que ele era um gerenciador de janelas! Bom, uma vez numa sessão screen, tente o comando Control-A C. Ele criará uma nova janela, dentro da mesma conexão ssh! (e ainda economiza banda!). Essa nova janela será acessível pelo comando Control-A “ (tecle control, segure, tecle A, solte os dois e tecle aspas) ou Control-A [número], onde número começa em 0 e é o número da janela ativa.

Caiu a conexão de novo? Entre na máquina, e com o screen -r, todas suas janelas estarão exatamente onde estavam!

Pode salvar seu dia! (E seu casamento, dependendo do estado de humor que chegue em casa…)

Advertisements
Standard

3 thoughts on “Pequena dica útil: utilitário SCREEN

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s