Uncategorized

Wi-fi ISL3886 – Prism Javelin/XBOW no Ubuntu SEM NDISWRAPPER!

Esta semana, resolvi reinstalar o meu micro de mesa, que tem andado parado há muito tempo. Resolvi instalá-lo todo de novo: Windows, Mac OS X e Ubuntu.

A versão que eu uso do Ubuntu não é a default, baixada do ubuntu.com,
e sim o Linux Preview, oferecido pela Preview Computadores. E por quê?  Bom, por várias razões:

  • estou relacionado ao desenvolvimento do Linux Preview há alguns anos, e isso chama-se “comer a própria comida de cachorro”.
  • ele já vem com tudo que eu quero, em português, sem precisar baixar nada, o Ubuntu não tem o Langpack do brasil no cd.
  • o Ubuntu tem um bug há uns dois anos que impede que ele carregue em máquinas com chipset intel onde exista uma placa de vídeo interna intel e uma placa pci express 3d ao mesmo tempo. Eu teria que reconstruir o cd do ubuntu do zero. Certamente eu me assegurei que a nossa versão do Linux funcionasse em meu computador, certo? 😉

E gostei do que vi. Estou há dez meses fazendo um doutorado na espanha, adivinha em quê? O que me deixou sem acompanhar o Linux por um tempo. O software está mais polido, tudo funciona.

Com exceção do de sempre. A placa wi-fi.

Minha placa wi-fi é baseado em um chip antigo e conhecido: o prism54, listado como Javelin/XBOW no lspci. Na última vez que me incomodei em configurá-lo, lá por 2005, usava o ndiswrapper,  que usa os drivers do windows. Na época, um francês estava com um driver semi-funcional para Linux.

Imaginei que as coisas tivessem evoluído de lá pra cá. Então googlei pela placa. Caí na mesma página de sempre, com uma foto da minha própria placa. Busquei, busquei, e nada. Todos os sites mandam usar o ndiswrapper.

Como eu sou teimoso, resolvi arregaçar as mangas. Lembro que o firmware experimental era o isl3886, e descobri que ele já vem no ubuntu por default.

Busquei quem o carregava. Encontro os módulos do kernel. Os carrego com um

modprobe prism54common
modprobe prism54pci

E as redes sem fio aparecem imediatamente no ícone de rede ao lado do relógio (o networkmanager, com medição de sinal, mostrando quais têm senha, tudo).

Fiquei encantado. Funcionou bem demais para ser verdade. A pergunta que fica é por que ele não é ativado por padrão? Não sei, e vou aqui no #ubuntu-devel descobrir agora mesmo 😉

Standard

6 thoughts on “Wi-fi ISL3886 – Prism Javelin/XBOW no Ubuntu SEM NDISWRAPPER!

  1. Vanessa says:

    OI…
    Fiquei interessada nesse Ubuntu Preview.
    Eu tenho essa Placa 3D da Intel, nos fóruns e no próprio
    Google não achei muita coisa. Só encontro respostas de
    que a mesma não é suportada no Ubuntu.

Leave a Reply

