Uncategorized

OpenDocument Format vira padrão ISO 26300

1 de maio de 2006: a ISO (International Standards Organisation) aprovou hoje o formato de arquivo padrão a ser usado globalmente em arquivos produzidos por aplicativos de escritório (documentos de texto, planilhas, apresentações, desenhos, etc).

Pela primeira vez na história da computação, os usuários têm a garantia de que poderão usufruir de seus dados em qualquer software compatível, tanto hoje quanto no futuro. O grande mote de um padrão aberto é que qualquer aplicação possa usá-lo.

Conforme Simon Phillips, o Chief Open Source Officer na Sun Microsystems afirma,

"Este é um momento crucial para o Movimento para o Software Livre. Uma inovação que começou aqui [no Openoffice.org] foi escrutinizada, revisada, adotada e agora endossada em seu máximo nível como um padrão/norma internacional. Agora possuímos um padrão para documentos de trabalho que é reconhecido por governos, o qual freqüentemente requerem certificação ISO."

O conjunto de aplicativos de escritório OpenOffice.org suporta completamente o novo padrão ISO/IEC 26300 (e desde a versão 2.0, suporta o formato OpenDocument, na qual a norma ISO é baseada). O Projeto, literalmente, mudou o mundo.

Louis Suarez-Potts, o gerente da Comunidade OpenOffice.org escreve,

"A aprovação pela ISO ajuda a nivelar o jogo, bem como a demonstrar claramente o que está em jogo: a SUA [do leitor] propriedade intelectual, o seu direito de usar softwares inovadores. O padrão aberto não apenas significa que sua propriedade não é mais refém da companhia criadora do aplicativo, mas também que novas aplicações, novas extensões, novas formas de fazer as coisas sejam elaboradas. O usuário só tem a ganhar."

A hora é agora, as ferramentas estão aqui, você é livre.

(nota do tradutor: tente abrir um documento gravado no velho wordstar, carta-certa, ou numa versão DOS do word. O que, não funciona mais? Ligue para a companhia que criou o software. O que, ela não existe mais? Ela existe, mas não dá mais suporte àquela versão antiga? ah….)

Sobre o OpenOffice.org

A comunidade OpenOffice.org é uma equipe supra-nacional de voluntários e contribuidores patrocinados que desenvolvem, suporta e promove o mais importante conjunto livre de softwares de escritório, o OpenOffice.org.

O OpenOffice.org suporta o Open Document Format para Aplicações de Escritório (OpenDocument), ou padrão OASIS (ISO/IEC 26300), bem como outros formatos comuns ou legados, e está disponível na maior parte das plataformas de computação em mais de 65 idiomas. OpenOffice.org está disponível sob a Licença Pública GNU (LGPL).

A comunidade OpenOffice.org reconhece o generoso patrocínio de diversas companhias, incluindo a Sun Microsystems, o fundador e contribuidor primário do Projeto.

O Projeto no Brasil encontra-se em http://www.openoffice.org.br – e por conta do curioso sistema legal brasileiro, chama-se agora BrOffice. É mantido por Cláudio Ferreira Filho, com a ajuda de inúmeros colaboradores.

Advertisements
Standard

3 thoughts on “OpenDocument Format vira padrão ISO 26300

  1. Elias says:

    Ei! LGPL não é a licensa publica gnu, é a licensa publica menor gnu (lesser gnu public license..)… agora fico sem saber se oo é gpl ou lgpl 🙂

  2. Pingback: Links Interessantes « Certifications & Quality Software

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s