Uncategorized

Trazendo pacotes com “outros” sistemas

Às vezes, acontece de termos problemas paradoxais no Ubuntu, como precisarmos de um certo pacote para acessar a internet, mas… este pacote ESTÁ na internet. E aí, o que fazer?

A solução é simples. Consiste em:

  • Descobrir que pacote é esse
  • Descobrir as dependências
  • Anotar tudo 😉
  • Ir para o outro sistema que tiver acesso internet e baixar os pacotes de http://packages.ubuntu.com
  • Instalá-los

Para descobrir qual pacote, a melhor solução é primeiro abrir o programa synaptic. Ele tem uma lista muito fácil de procurar.

Já para anotar as dependências, é mais simples ir para o modo texto: um apt-get install PACOTE, em geral resolve. Ele vai te mostrar quais outros pacotes precisam ser instalados JUNTO com o pacote escolhido. Mas LEMBRE-SE: alguns pacotes de drivers precisam ser compilados. Para descobrir o que precisa para compilar um pacote de driver, use o comando apt-get build-dep PACOTE. Este comando mostra as dependências necessárias para compilar o pacote. Caso isso aconteça, certifique-se também de baixar as dependências para o pacote build-essential e module-assistant.

Anotou tudo? A lista pode ser grande, dependendo do pacote. Agora vá para o sistema operacional que tiver acesso à internet (pode ser em outro computador, evidentemente), e baixe os pacotes. O lugar mais fácil para encontrá-los é em http://packages.ubuntu.com – escolha sua versão do ubuntu  e procure-os em "all packages" e baixe do site do interlegis – ele costuma ser bem desocupado.

Uma vez que você tem os pacotes no seu ubuntu, instale-os com o comando "dpkg -i –force-all *.deb" – o force-all é necessário devido ao fato de você provavelmente ter versões diferentes de um ou outro pacote que por ventura já tenham sofrido atualizações.

Bem, daí em diante o procedimento é diferente para cada driver. Não é algo simples para um artigo pequeno. Espero ter ajudado! 

Advertisements
Standard

3 thoughts on “Trazendo pacotes com “outros” sistemas

  1. Oi,
    tb. podes fazer
    sudo apt-get -f install
    depois de tentar instalar o pacote .deb individual, e ver se os pacotes necessários estão disponíveis nos repositórios configurados.
    Na próxima versão do ubuntu, existirá o “gdebi” que faz mais ou menos isto graficamente e automaticamente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s