Uncategorized

Sistemas operacionais 64-bits: vale a pena?

Hoje o texto será um pouco menos técnico, mas igualmente prático.

Processadores de 64 bits são hoje uma realidade, e não apenas um sonho de futuro. Mesmo os processadores celeron atuais são capazes de executar sistemas operacionais de 64 bits. Os preços não são mais altos do que os de 32 bits, eles simplesmente os sucederam.

Coisa semelhante deverá acontecer com os processadores intel pentium 4, que, por serem mais caros, têm uma rotatividade menor, portanto ainda são encontrados em sua maioria em 32 bits no mercado brasileiro ainda.
No lado da AMD, os athlon já são 64 bits há muito tempo. Os processadores da linha Sempron, que são o antigo athlon XP, ainda são de 32 bits. Existem algumas poucas unidades encontráveis no mercado que permitem endereçamento de memória de 64 bits.

Que os processadores de 64 bits valem a pena, não há a menor dúvida. Eles permitem uma capacidade muito maior de memória, e permitem rodar os softwares do futuro, coisa um pouco mais complicada para os de 32 bits. O caso é: Vale a pena ter um sistema operacional de 64 bits hoje em dia? 

A grande questão atualmente é com os controladores de dispositivo, que nós nos referimos como Device Drivers. Vários controladores de dispositivo são disponíves apenas para sistemas operacionais de 32 bits.

O caso é especialmente emblemático no caso do Microsoft Windows. Como ele foi lançado há relativamente pouco tempo, os desenvolvedores não tiveram tempo (ou interesse) em lançar versões de 64 bits dos drivers dos seus produtos (afinal, quase ninguém usa).  A falta de drivers para o windows xp 64 é emblemática. Os próprios integradores e lojas vendem máquinas de 64 bits com o windows de 32.

No caso do Linux, a coisa muda um pouco de figura, e, incrivelmente, para melhor.

Por quê?

A explicação é simples: o Linux é software livre. Temos grande parte dos drivers desenvolvidos pela própria comunidade de software livre. Da mesma forma que, em grande parte dos casos, ter um programa rodando nos pc 64 bits é simplesmente uma questão de recompilação, assim acontece com muitos dos drivers. Outros dão algum trabalho, mas nada do outro mundo.

Existem alguns drivers, entretanto, que são problemáticos mesmo no caso do Linux. São eles exatamente os drivers proprietários, que fazem o pesadelo do xp 64.

Portanto, se você quer usar Linux mas tem um winmodem, a chance é de que você não irá conseguir usá-lo, a menos que use o driver da Linuxant – que é específico para modems conexant e é pago.

 O caso é ainda mais estranho para as placas de rede sem fio. Muitas delas não têm drivers para Linux, e usa-se uma aplicação chamada ndiswrapper que pode usar os drivers do windows – mas nesse caso, deve usar os drivers do xp-64, e você está novamente em um beco sem saída, pois a maiora das placas não tem driver nem para o windows.

Conclusão. Vale a pena usar o Linux de 64 bits? Vale. E por que não usar? Por conta de um ou outro hardware específico. Fora isso, sejam bem-vindos ao futuro!

Advertisements
Standard

20 thoughts on “Sistemas operacionais 64-bits: vale a pena?

  1. Acho que tudo depende muito do uso que vc faz do seu pc.

    Se vc usa seu computador para programar, para ver músicas/videos, internet, basicamente, então eu acho que vale a pena migrar para o 64bits.

    Mas se vc quer rodar jogos, usar aceleracao grafica pesada, talvez seja melhor usar o 32bits.

    Mas por enquanto, acho legal ter os dois, pois assim vc pode ter um ambiente mais poderoso de trabalho, sem perder um ambiente com diversos recursos.

  2. Carlos Araujo says:

    Alexandre,

    Por favor me permita explorá-lo um pouquinho:

    Imaginando um AMD Dual Core (64 Bits lógico)
    Nvidia Geoforce da família 6 ou 7X

    Nossas boas coisas do Ubuntu irão rodar (incluindo multmidia, XGL…) numa boa?

    abraços.Carlos

  3. Celso Luiz Annes Junior says:

    Vale a pena, o linux esta sempre em desenvolvimento, todo dia a todo momento existem varias pessoas no mundo, então hoje pode nao ter um suporte mas amanha vc pode encontrar em algum forum o topico de um carinha lá nao sei daonde que estava em sua casa entediado e resolveu com seus amigos escrever um driver que faça funcionar, ja diferente de outros SO que temos que esperar a boa vontade da empresa desenvolver um suporte para o tal. Essa é a vantagem do linux todos tem a autonomia de desenvolver a solução que precisa.

  4. Eu utilizo o Ubuntu Dapper 64 bits, e tudo roda normal. Quer dizer, quase tudo!
    Não consigo configurar de jeito nenhum o player do flash para o firefox. Já tentei instalar o Firefox 32 bits e nada, tentei usar o Firefox 64bits e emular player para 32 e nada.

    Algúem aí sabe como fazer?

    Pensei em instalar algum player flash que seja livre, que não seja o da própria macromedia. Algúem recomenda agum solução?

  5. ALMIR says:

    pergunta:
    Meu pc é novo e quando tento inicializar a maquina após o setup, o micro trava com a seguinte mensagem:

    “ERRO AO EXECUTAR O SISTEMA OPERACIONAL”

    alguem ai poderia me ajudar ?

  6. estou no mesmo problema que o William, necessito urgentemente do flash mas nao consigo instala-lo de jeito nenhum, alguem sabe alguma alternativa??

  7. luiz eduardo says:

    em um SO 64 bits (Vista Ultimate – 64 bits) consigo instlar aplicativos 32 – bits (jogos, e outros aplicativos)?

  8. Magnum Tadeu Dantas da Fonseca says:

    Meu pc é 64 bits e está rodando em 32, tem como eu ajustar alguma coisa para ele rodar em 64? Meu so é o vista ultimate!

  9. carlos alberto says:

    Possuir o sistema operacional windows vista 64 bit é de grande conforto e segurança, não fica vulnerável na internet, recebe várias atualizações automaticamente, mas precisa verificar os drives compatíveis aos periféricos que o usuário possue na sua máquina, nem sempre obterá sucesso porque esse sistema ainda é rescente e a microsoft deixou meio de lado, está em face de aprimoramento para o futuro ainda, mas no geral ele é muito bom, inclusive ter 80GB de HD e particioná-lo será ideal para quem quer rapidez e garantia dos seus siftwares.

  10. Lucas Lemes says:

    Olá, no meu caso, eu só não consigo instalar o driver de video, acusa q não é compativel com o XP 64 Bits, como faço para encontrar o diver S3 Unichrome Pro para XP 64???
    Obrigado

  11. Fernando says:

    Ola , tenho um grande problema aki…..baixei o ubuntu 7.10 para atlon 64 !!
    Tenho um X2 4000+ placa asus 1gb de ram,HD de 80 e td mais ,so que quando vou dar o boot pelo cd vai td bem quando é para abrir osistema não entra …..fica um tela peta e trava td aki por favor alguem poderia me ajudar pois gostaria muito de rodar meu pc com o ubuntu !!!!!
    Muito obrigado !!!!!!

  12. Tenho um notebook cujo s.o é o Windows Vista Home Premium, e não consigo escutar os áudios dos meus DVDS que usam o Linux. Preciso de um VMWare que permita que eu consiga executar esses dvs no meu note. Alguem poderia me dar uma dica????

    DVDS da fundação Cecierj

  13. RAFA says:

    Com o sistema operacional 64 bits não dá pra acessar o site da CAIXA.
    na realidade qm tem q se atualizar é a CAIXA mas enquanto isso qm paga o pato é o 64 bits.

  14. ALEXSANDRO says:

    EU TO USANDO O 64BITS E NAO TENHO O Q RECLAMAR ELE É MUITO BOM , ATE HOJE NAO ME DEU NENHUM PROBLEMA, E OLHA Q JA FAZ UMS 4 MESES Q EU USO ELE.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s