Uncategorized

Computador e maresia: inimigos mortais

Apesar de não ser um assunto diretamente relacionado ao Ubuntu, gostaria de destacar um problema que aflige muitos usuários de computadores: a maresia.É fato conhecido que três quartos da população mundial vive próxima ao litoral, portanto é impressionante que ainda não tenha se dado a atenção devida à esse assunto.

Os computadores modernos são verdadeiras usinas de geração de calor. Para evitar que eles simplesmente se incendeiem, soluções térmicas cada vez mais potentes e complexas são usadas.


Cooler de Pentium D para gabinetes BTX. Fonte: Anandtech

O formato de gabinete/fonte/placa BTX, desenvolvido pela intel em 2003, define um fluxo direto de ar vindo da frente do gabinete, passando por cima das memórias e saindo por trás do gabinete. A grande característica notável de um conjunto btx é uma “vala” no meio do equipamento, por onde passa o fluxo de ar.

Fluxo de ar BTX
Fluxo de ar BTX. Fonte: PCStats

Este fluxo de ar otimizado tem, entretanto, seus problemas. Nas cidades litorâneas, o ar está carregado de salitre, ou maresia, os sais da água do mar. Desnecessário estabelecer a conexão Mais Ar = Mais Sal em cima de sua novíssima placa.

gabinete btx enferrujado
Gabinete Intel BTX com quatro meses de uso. Note a corrosão no trecho em frente ao cooler.

O salitre é um corrosivo poderoso em placas de computadores, e uma fonte de curtos-circuitos.

O sal atrai água. Um computador incrustrado de salitre desligado num dia chuvoso atrairá uma grande quantidade de água para si. A combinação de água, sal e eletricidade é fatal.

EXISTE SOLUÇÃO?

O que fazer para solucionar este problema? Infelizmente, temos poucas opções. Uma delas é manter o computador ligado constantemente. O computador ligado tem um fluxo de ar constante e placas aquecidas, o que impede a instalação da umidade. É fato conhecido pelos técnicos de informática que computadores ligados 24h duram mais. Além disso, o estresse sobre os componentes é maior durante o momento de ligar o micro (pense em ser acordado num domingo às seis da manhã com um balde de água gelada).

A segunda opção é mais prosaica: um filtro caseiro. Um técnico da petrobrás me recomendou, anos atrás, o uso de perfex, aquele paninho de cozinha. É a solução que ele usa nas plataformas de petróleo marítimas, onde o problema de salitre é muito mais grave.

Filtro de Perfex
Filtro de perfex preso com fita isolante.

Tenha em mente, entretanto, que o perfex diminuirá o fluxo de ar e, portanto, aumentará a temperatura do sistema. Em geral, isso não é um problema, se a solução de ventilação for de boa qualidade. Além do mais, a durabilidade dos componentes é muito mais comprometida pelo sal do que pela temperatura. É uma troca que vale a pena.

Advertisements
Standard

14 thoughts on “Computador e maresia: inimigos mortais

  1. Talvez uma solução que venha a colaborar com o perfex ou substituir em alguns casos que o CPU já trabalha em alta temperatura é uma cobertura impermeável.

    Cobrir todo o CPU, em todas as faces que possuem entrada de ar, com alguma capa feita de um material impermeável para manter o CPU desligado, inclusive a face de trás do CPU que é repleta de fios.

    Um vendedor de PC um dia me sugeriu fazer uma capa de feltro. Estranhei a escolha do material mas imagino que ele também retenha bastante a umidade antes que esta atinja o CPU.

  2. Pingback: dnsalgado.com » Blog Archive » teste

  3. Rogerio Silva says:

    Olá. Precisamos de um cooler BTX para o processador Pentium D 840, que sirva na MB D955XCSLKR. Caso não seja o cooler, pode ser o suporte?
    Vocês podem nos ajudar? Ou sabem onde encontramos?
    Rogério Silva

  4. Hanoch says:

    Rapaz, ja ouvi e vi de tudo moro em zona litoranea e a maresia é um problema sério. Alguns colegas colocam verniz em todas as placas e verniz automotivo no gabinete. Outra é silicone em aeorossóis, http://www.implastec.com.br/aerossois/rc/rc.htm
    esmalti, e eles colocam lã nas entradas de ar. Atras das placas colocaram a propria espuma que vem com ela na compra. E algo mais severo e caro como um pouco de oleo mineral ou muito http://www.tractum.de/ como podemos ver nesse site. Não recomendo nada disso. Eu comprei um gabinete 100% de acrilico e arrisquei com o calor, pus lã no exaustor da fonte e nas entradas do gabinete, coloquei uma resfriação extra no hd, muitos exaustores, mesmo sabendo que o ar tem que entrar por algum canto para poder sair e por fim um produto tipo oleo mineral que deixa uma capa de proteção nas pracas e memorias, mas ainda aceito sugestões pois espero ter saidas mais estéticas e eficientes.

  5. Alexandre Pio says:

    bom dia, gostaria de saber quantos %de ura é admissivel para usar equipamentos eletronicos em ambientes fechados?

  6. Bom a solução chegou para os problemas !Estou representando um produto que dara proteção ao seu pc pelo menos 1 ano.

    Como funciona :
    Após fixado na parte interna do recipiente os componetes atoxicos do emissor interagem com o ambiente criando uma camada única que impede a agressividade do ar e da umidade da agua com os metais,prevenindo contra a corrosão.

    Produto importado reconhecido e aprovado pela food and drug administration .

    Obs: é uma capsula q é fixada ao gabinete ,q emite um gás que proteje o gabinete prevenindo a corrosão.

    para mais informações entre em contato com eric.riopack@yahoo.com.br

  7. FFF#3 says:

    Estou usando perfex nas entradas de ar do meu gabinete, mas queria tirar uma dúvida:
    Vocês usam ele dobrado? Ou basta uma camada(se é que vcs me entendem).

    Obrigado.
    Fábio

  8. Fabio says:

    No intuito de resolver o problema de calor adquiri um gabinete da Clone com um cooler lateral gigantesco, o problema é que neste exato momento meu PC ta na manutenção e o tecnico disse que morando na Beira Mar não poderia fazer isso de jeito nenhum. Agora eu to querendo saber de uma solução para o Calor e a Maresia daqui de Fortaleza. Ar condcionado direto não tenho pq na beira mar a sensação térmica é bem agradavél (a energia tbm é cara). Alguem indica algum tipo de gabinete especifico ou produto?

  9. Zano de Oliveira Reta says:

    Aplicar WD-40 na placa,da um pouco de trabalho mais protege,tem que aplicar e secar um pouco com um secador de cabelo potente,depois só montar tudo, moro a 2 anos na beira da praia,nunca precisei deixar o micro ligado, unica coisa que pifou foi meu monitor LCD,,quando o tecnico abriu estava cheio de manchas verdes nas placas,e todo corroido de ferrugem:(

  10. Patrick says:

    Bem eu apliquei wd40 resumindo curto em todas as peças ddo meu computador comprei um novo TENSOOOOOOO!!! agora comprei um gabinete de aluminio e vou tentar usar a tecnica do metal do sacrificio com diversas barras de magnésio dentro do meu gabinete entrarei cem contato com essas soluções espero que alguma funcione

  11. Devotos says:

    Bem, a técnica do WD-40 acho que só funciona em computadores pouco velhos ;p. Eu tinha um athlon de 1gHz com memória dim… ensopei-o em WD-40.. impressionante ele numca deu defeito a não ser em sua fonte ( a qual eu não apliquei) e não apresentou nem um ponto de corrosão. mas em meu outro 2.6GHz memória DDR eu tinha aplicado…. finado computador… tenho saudades até hoje.
    To com um core2Duo.. vou usar a técnica do perflex, acho que será bem eficiente. Meu irmão colocou saquinhos de Sílica no computador (aqueles saches que vêm junto com o tênis para evitar úmidade) tem se mostrado muito eficiente.
    Mas quem mora em zona litorânia realmente está condenado a trocar de computador periódicamente.

  12. Não sei se estou ressucitando o tópico, mas fica a dica

    eu peguei um sacão de Silica Gel e coloquei na parte de tras do computador (não dentro, do lado de fora mesmo, próximo as entradas)
    até então está bem eficiente e o saquinho está começando a ficar preto de tanta umidade que ele absorve

  13. rodrigo says:

    moro a 2 anos na beira da praia e uso aqueles anti movo aqueles potinho dura 2 semanas e troco não tenho problema com corrosão

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s