Uncategorized

WineTools: Simplificando sua convivência com aplicações Windows

Para os que não conhecem, Wine é um conjunto de bibliotecas que permite rodar programas do Microsoft Windows no Linux. Vários aplicativos e jogos do Windows podem ser executados sem maiores problemas no Linux através do uso do Wine.

O nome Wine significa “Wine is not an emulator”, que indica não só a natureza do programa (ele não é um emulador), como também é uma piadinha geek. Note que wine também significa vinho em inglês. A logomarca do wine é um copo de vinho.

Ao longo dos anos, o Wine adquiriu a reputação de ser um programa difícil. Para executar aplicativos diferentes, ele precisa de configurações diferentes, e precisa de várias bibliotecas do Windows. Dependendo da aplicação, a configuração pode tornar-se um pesadelo!

Para minimizar estes problemas, um sujeito muito legal chamado Frank mantém um site que ajuda as pessoas a configurar o Wine para rodar seus programas. O endereço é http://www.frankscorner.org .

Na página dele é possível encontrar um link para uma aplicação chamada WineTools. Esta aplicação permite-se instalar e configurar de forma simples cerca de noventa aplicativos windows sem muito esforço.

O link para download é http://www.von-thadden.de/Joachim/WineTools/index.html#download – e como não existe ainda um pacote para o Ubuntu, pegue a versão .tar.gz.

Após instalado, execute o comando “wt” num terminal. O programa é auto-explicativo.

Advertisements
Standard

2 thoughts on “WineTools: Simplificando sua convivência com aplicações Windows

  1. DMoRiaM says:

    Eu fiquei bem interessado nele e tentei fazer a instalação, mas não logrei muito êxito. O Winetools dá um erro alegando que meu WINE está desatualizado. Não importa eu ter instalado a última versão (ou testado instalando versões anteriores) ele acha que está errado e acabou. Já passou por algo semelhante?

  2. Wali Bari says:

    Para Resolver o problema da versão, no Ubuntu 7.10:

    sudo gedit /etc/profile

    /* acrescente ao final do arquivo */
    WINEVER=wine-0.9.30
    export WINEVER

    save & exit

    source /etc/profile

    wt

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s